Perguntas e Respostas



Veja algumas questões relevantes sobre comportamento social que podem auxiliá-lo em determinadas situações:

 

Mochila na empresa

  • Pergunta: Trabalho em uma instituição financeira e uso terno todos os dias. Sempre levo meu notebook ao trabalho, mas, como tenho problemas de coluna, pergunto: eu poderia usar uma mochila? (Eduardo – Osasco, SP)
  • Resposta: Olá, Eduardo. Sim, você pode usar uma mochila. Hoje em dia, essa prática é cada vez mais comum, pois muitas pessoas sofrem de problemas de coluna como você e a mochila, por distribuir melhor o peso, tem sido uma boa solução para os executivos. Recomendo apenas que você tome alguns cuidados ao comprar a mochila. Procure um modelo discreto, com cores neutras, como preto e cinza, por exemplo, sem acessórios como correntes e argolas. Invista em um modelo com material de boa qualidade, assim, você irá combinar a mochila com o bom terno que você usa.

 

Roupa para a defesa de tese 

  • Pergunta: Gostaria de saber qual tipo de roupa devo usar na minha defesa de tese. Preparei com tanto cuidado o meu trabalho escrito e acabei me esquecendo desse importante detalhe. (Aline – São Paulo, SP).
  • Resposta: Olá, Aline. Ainda bem que você se preocupou com esse importante detalhe a tempo. A primeira dica importante é: priorize o seu conforto. Como esse é um momento de tensão, escolha uma roupa de tecido e cor que escondam qualquer mancha de transpiração.Uma boa opção é uma bata leve, de tom pastel, que pode ser usada com uma calça (que não aperte). Outra opção é um vestido bonito, que não seja estampado, de cor suave e moderno. Use uma maquiagem leve, esteja com as unhas e o cabelo impecáveis. Tudo isso irá contribuir para sua autoconfiança, tão necessária neste dia.

 

“Senhor” ou “Você”?

  • Pergunta: Gostaria de saber se uma pessoa mais velha deve sempre ser tratada por senhor (ou senhora) ou pode ser chamada de você. (Maurício – Rio de Janeiro, RJ)
  • Resposta: Maurício, atualmente, muitas pessoas não gostam de ser tratadas por senhor ou senhora. Elas sentem sua vaidade ferida, acreditando que estão sendo consideradas idosas. Como vivemos em tempos pragmáticos, é mais comum usarmos tratamentos informais. É recomendável, porém, dirigir-se às pessoas mais velhas por senhor ou senhora, e deixar que elas mesmas especifiquem como desejam ser tratadas. Lembre-se: comunicação é tudo!Deixe a pessoa à vontade para dizer como prefere, enquanto isso, siga o caminho básico e certeiro da etiqueta usando os tratamentos formais como ponto de partida.

 

Lavanda

  • Pergunta: Gostaria de saber o que é a lavanda servida nos restaurantes e qual a maneira correta de utilizar? (Sérgio – Florianópolis, SC).
  • Resposta: Sérgio, você mora em uma cidade em que muitos restaurantes servem a lagosta como uma de suas principais iguarias e, muitas vezes, ela é servida com casca, podendo deixar resíduos nos dedos.Quando o serviço for à francesa – e somente à francesa – a lavanda servirá para a pessoa lavar a ponta dos dedos depois de comer frutas, doces, ostras, alcachofras, lagostas e outros.A lavanda é apresentada em um pratinho, sobre uma toalhinha. Coloque-a do seu lado esquerdo, um pouco acima do prato, com toalhinha e tudo. Molhe somente a ponta dos dedos (deixe para lavar as mãos mais tarde, no toilette de preferência). Normalmente, a lavanda vem com duas pétalas de rosa ou com uma rodela de limão e com dois terços de água. A origem desse costume é justamente mostrar que o recipiente (geralmente de prata, cerâmica, resina, vidro talhado e outros) está com água.

 

Camisa com punho e colarinho branco

  • Pergunta: Trabalho visitando clientes e tenho uma dúvida. Eu ganhei uma camisa de manga longa, listrada nas cores rosa claro e branco.O punho e o colarinho branco. Qual calça que devo usar, e qual a situação que devo utilizar? Obrigado. (Jonatas – São Paulo, SP).
  • Resposta: Olá, Jonatas. Camisas com colarinhos brancos devem ser usadas somente durante o dia. No Brasil, erradamente, essa variação acabou sendo adotada como uma versão mais sofisticada da camisa social, quando é justamente o contrário.Use-a com um terno azul marinho e uma gravata lisa, na cor rosa, no mesmo tom da camisa. Sapato e cinto pretos. Adote-a no trabalho, em casamentos ou aniversários, sempre quando estes ocorrerem durante o dia.

 

Roupa de trabalho

  • Pergunta: Estou com uma dúvida: trabalho em um Telecentro, gostaria de saber qual tipo de roupa devo usar nesse ambiente. Desde já agradeço. (Ana Paula – Belo Horizonte, MG).
  • Resposta: Olá, Ana Paula. Obrigada por visitar nosso site. Dependerá do ambiente de trabalho no qual você está. Caso seja um ambiente formal, procure usar uma calça social, um terninho, uma blusa com um tecido de qualidade e um sapato de salto alto. Agora, se for um ambiente mais informal, com certeza você poderá usar uma calça jeans e uma blusa de algodão  com um confortável sapato simples. Não se esqueça, porém, que jamais deverá ser usado em um ambiente de trabalho:

- Tops ou barriga de fora;
- Jeans justíssimo;
- Chinelos ou sapatos com calcanhar de fora, tipo “mules”;
- Tecidos aderentes;
- Tecidos sintéticos ou brilhantes;
- Detalhes ou peças com estampas imitando couro de animais – por mais que estejam na moda hoje, são difíceis de usar, para dizer o mínimo.

 

Roupa para jantar

  • Pergunta: Olá. Antes de qualquer coisa gostaria de elogiar o site, é simplesmente um S.O.S aos que precisam de ajuda em alguma ocasião. Mas vamos a minha pergunta,tenho um jantar em homenagem ao meu esposo e gostaria de saber se poderia usar um vestido preto com uma echarpe com detalhes pequenos a altura do seios em prateado,em tecido meio acetinado e no comprimento dos joelhos,com uma sandália alta e uma bolsa de mão? PS: Tenho 1,70 e estou acima do peso com 86 kg,e também gostaria de saber quais acessórios poderia usar. Agradeço a atenção. (Valquíria – Brasília, DF)
  • Resposta: Olá, Valquíria. Obrigada por visitar nosso site. Em princípio, pelo que você descreveu, a composição da sua vestimenta estaria adequada. Porém, como você julga estar um pouco  acima do peso, o ideal seria usar menos detalhes,  roupas com cores escuras, não muito grudadas no corpo, assim também como não muito largas. A elegância é inimiga da extravagância.

 

 

Defesa de Mestrado

  • Pergunta: Olá. Na minha defesa de dissertação (mestrado) eu devo usar gravata? Acompanhei duas defesas: em uma o rapaz usou e na outra não. O que é melhor? (Alex – Santo André, SP)
  • Resposta:  Olá, Alex. Obrigada por visitar nosso site. Quanto à sua dúvida, vai depender da cultura da universidade e da área em que você está desenvolvendo seu mestrado. Sugiro que pergunte ao seu orientador qual é o usual. Porém, é sempre melhor pecar pela formalidade. Ou seja: na dúvida, eu optaria pela gravata, sem paletó.